Um erro muito comum é você começar criando a campanha sem ter todos os componentes necessários para concluir e acaba parando no meio do caminho para providenciar o material, depois esquece e fica para depois e nunca sobe a campanha.
É como eu sempre falo:
“Entenda o todo e faça aos poucos”
Romário Rocha
Para te ajudar eu criei esse checklist com as essenciais informações que você precisa ter para começar a criar a sua campanha e concluir de forma rápida.
Então vamos lá.
- Objetivo de campanha
- Verba
- Posicionamento
- Formato
- Copy
1. Objetivo de campanha
Tudo começa com um objetivo, então você precisa saber o que está anunciando e o que você buscar alcançar com esse anúncio. Hoje, existem 11 principais objetivos de campanhas para você criar sua estratégia.
São eles:
- Reconhecimento de marca
- Alcance
- Tráfego
- Envolvimento
- Instalação do aplicativo
- Visualização de vídeo
- Geração de cadastros
- Mensagens
- Conversão
- Vendas de catálogo
- Tráfego para estabelecimentos
Lembrando que você não precisa se limitar em usar um por vez, grandes empresas criam mais de uma campanha, vai depender da sua estratégia, com o passar do tempo você vai perceber que elas se complementam e te ajudam a conquistar os resultados mais rapidamente e principalmente escalar suas campanhas.
2. Verba
É importante ter uma verba inicial para começar a calcular a quantidade de campanhas que você pode criar e o valor de consumo de cada campanha por dia, para não ultrapassar a verba do cliente no fim do mês.
Romário, mas qual valor começar a investir? Eu sempre falo sobre a verba de guerra, que é um valor que você pode tirar do seu caixa/bolso que no fim do mês não vai lhe fazer falta, após pagar todas as contas você tira um valor X para testar e começar a investir.
Quando você começar a rodar as campanhas e ver o retorno que ela vai lhe trazer com os anúncios, você vai perceber que o valor tirado do bolso foi realmente um investimento e pode calcular o retorno que ele lhe trouxe, e assim você vai injetando cada vez mais dinheiro por mês.
Por exemplo, se você investiu 1x e ganhou 2x, deve investir 2x para ganhar 4x. A conta é simples, basta seguir a proporção de resultados das suas campanhas, caso as elas mantenham o mesmo cenário de otimização e resultados, por isso é importante acompanhar e saber lidar bem com os anúncios.
3. Posicionamento
Posicionamento de campanhas é basicamente em qual lugar das plataformas que você está anunciando o seu criativo vai aparecer, ou melhor dizendo que ele vai imprimir. E Isso vai depender do formato de arquivo que você vai usar.
Um exemplo bem simples:
Caso o seu arquivo seja um vídeo no formato de 1.080 px por 1.920 px (uma proporção de 9:16). Ele certamente deve ser veiculado nos posicionamentos do Facebook Stories e Reels e no Instagram também nos posicionamentos de Stories e Reels, pois ele é exatamente do tamanho da tela de um smartphone. Caso adicione ele para o posicionamento de Feed, seja no Instagram ou no Facebook seu vídeo irá ficar certamente cortado nas laterais.
Mas não se preocupe muito com esse detalhe agora, você também vai conseguir identificar seus posicionamentos adequados quando traçar uma estratégia, sabemos que Reels e Stories são dois posicionamentos que na plataforma bombam mais. Vale a pena testar.
4. Formato
Quando falamos em formato, também falamos em criativo que é o que o usuário da plataforma de anúncios será impactado ao navegar por ela. É sua imagem, texto, vídeo, áudio e etc.
Tenha sempre em mente que será um desses:
- Imagem (arte ou foto)
- Vídeo
- Áudio (com imagem)
- Carrossel (pode ser de imagens ou vídeos)
- E etc.
E qual o melhor? tudo vai depender. Por isso é sempre bom testar, tráfego pago é um jogo de erros e acertos.
5. Copy
Esse ponto é o último e não menos importante, é o momento que você vai conversar com quem está sendo impactado pelo seu anúncio é a hora de convencer ele a tomar uma acão, nessa etapa use técnicas de persuasão para atrair a atenção do seu prospect e faça com que ele clique no seu anúncio ou faça a ação desejada conforme o seu objetivo de campanha.
Copywriting x Copywriter
Copywriting é a estratégia de produção de conteúdo focada em convencer a audiência a realizar uma ação específica.
Copywriter é quem escreve o “copy” (texto).
Conheça alguns dos principais gatilhos mentais que você pode aplicar em seus criativos:
- Escassez
- Urgência
- Autoridade
- Novidade
- Prova Social
- Reciprocidade
- Porque
- Antecipação e etc.
Gostou? Ficou com alguma dúvida?
Fala pra mim aqui nos comentários!